domingo, 11 de janeiro de 2009

texto solange farkas

Na diversidade do trabalho da artista baiana Mônica Simões que normalmente faz uso da fotografia e do vídeo para criar instalações visuais, entre outras adaptações de suporte, pode-se ver como a relação entre arte contemporânea, fotografia e mídias tecnológicas, pode ser explorada ao infinito.

É recorrente ver em sua trajetória artística o uso da fotografia de família, gente, cidade e objetos pessoais, demonstrando seu particular interesse pelos espaços, hábitos íntimos das pessoas, e sobre tudo pela reconstituição de ambientes afetivos.

Suas obras, criadas a partir da apropriação e manipulação destes arquivos fotográficos resgatados em diferentes épocas, exploram questões de ordem pessoal e simbólica além de trabalhar com a memória individual, com idéias de uma identidade feminina, associando esses conceitos ao fazer artístico, até a elaboração do projeto final de obras que ocupam um espaço tridimensional.

A poética de Mônica Simões rompe com as fronteiras entre a fotografia, o vídeo e as artes visuais adentrando um terreno anterior a qualquer modalidade estética instituída e que diz respeito ao território próprio da arte.
Nesta exposição retrospectiva a artista reúne trabalhos feitos em diferentes épocas, diversas plataformas e postos pela primeira vez em contato próximo, criando associações simbólicas e referenciais, revelando, a rica trajetória de Mônica Simões.

salvador | novembro | 2008
solange farkas
curadora do videobrasil
diretora do museu de arte moderna da bahia

Um comentário:

Agaveaulis disse...

Gostaria de saber como posso adquirir o dvd do documentário "uma cidade", exibido pela tve bahia recentemente.
e-mail de contato: marianamaryan@sapo.pt

Quem sou eu

Minha foto
Transito há 20 anos no universo das artes visuais. Em 2008 introduzi um novo suporte que é o pano, reafirmando o meu viés multimídia da artista que migra da fotografia para a arte eletrônica e digital e agora para a arte têxtil. Migrando mas sempre incorporando às novas descobertas os antigos suportes.